Quando você pensa em óculos, pensa no nome que já virou sinônimo: Ray-Ban. Não é difícil ouvir alguém se referindo ao seu “Ray-Ban” ao invés do seu “óculos de sol”. A marca, fundada em 1937, alcançou esse patamar aliando estilo, bom gosto e conforto.

 História da marca Ray-Ban

Como tudo começou?

 

John A. MacCready era tenente e piloto da Força Aérea dos EUA quando sofreu uma irritação em seus olhos que prejudicou sua retina. Isso era na década de 20 pra 30. John viu que ele não era o único que sofria com a alta exposição a claridade, mas também todos seus colegas da aviação - o que acabava prejudicando sua performance como pilotos. Nessa época, a Primeira Guerra Mundial tinha acabado recentemente e os EUA e outras potências estavam investindo alto na Força Aérea.

Buscando aumentar o potencial da Força e resolver esse problema com a claridade, John procurou a Bausch & Lomb, fundada por John Jacob e Henry Lomb. O pedido para a marca, que até então trabalhava com equipamentos para saúde ocular, era que ele desenvolvesse algum tipo de proteção ocular para pilotos de caça. Essa proteção precisava reduzir a matiz das cores das luzes do céu e que permitisse uma visão clara mesmo com forte incidência dos raios solares. E ah, uma parte importante: essa proteção precisava ter um visual forte e imponente, combinando com o status dos militares.

 

A solução:

 

Em 1936 ficou pronto o protótipo que atendia todas as especificações do tenente. O modelo “anti-brilho” era feito de plástico, com lentes verdes de cristal mineral que ofuscavam o brilho dos olhos. No ano seguinte, foi aprimorado aquele primeiro protótipo para uma estrutura metálica com o nome de “Raio Banido Aviador”, ou, “Ray Ban (abreviação de “banish”) Aviator - o modelo que se tornaria icônico.

História da marca Ray-Ban

A consolidação da Ray-Ban:

 

Os anos passaram, a marca foi lançando novos modelos e na década de 50 se popularizou, principalmente, em Hollywood. O modelo Wayfarer, lançado em 1952 com molduras de plástico, também foi responsável por essa fama. Os modelos da marca caíram nas mãos de grandes artistas como James Dean, Bob Dylan, Lou Reed, Peter Fonda e Audrey Hepburn. Com isso, a marca conseguiu se posicionar como líder mundial no segmento e assim permaneceu.

História da marca Ray-Ban

Em 1970 a marca já tinha mais de 50 modelos diferentes e hoje, além da infinidade da modelo, a Ray-Ban já está presente em 130 países.

 

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